prof pedro em Fronteira

web site de apoio às turmas da escola básica integrada Frei Manuel Cardoso

conceitos | oitavo ano

Revolução Agrícola
: conjunto de transformações na agricultura europeia dos séculos XVII e XVIII, que alterou as técnicas de cultivo, o regime de propriedade e aplicou novas culturas, aumentando a produtividade.

“Enclosures”
: termo inglês que significa campos cercados. São grandes propriedades rurais, vedadas com sebes, destinadas à agricultura e à criação de gado.

Produtividade
: relação entre o que se investe e o que se produz. Ao dizer-se que a produtividade aumenta, está a dizer-se que com igual investimento (com o mesmo terreno, com os mesmos trabalhadores e/ou com as mesmas sementes, por exemplo) se obtêm maior produção, isto é, maior número de produtos.

Saldo Fisiológico
: diferença entre o número total de nascimentos e o número total de mortos num determinado período de tempo e num dado lugar ou região. Diz-se que o saldo fisiológico é positivo quando há mais nascimentos do que mortes. Assim, um saldo fisiológico positivo origina o aumento da população.

Revolução Industrial
: conjunto de transformações ocorridas na indústria, desencadeadas pela aplicação da máquina a vapor à produção. Este processo, que se iniciou na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, provocou profundas alterações nas formas de organização política, social, económica e cultural e alargou-se gradualmente a vários países da Europa e da América do Norte, na segunda metade do século XIX.

Maquinofactura
: regime de produção que utiliza a força da máquina como energia, substituindo a manufactura, em que era utilizada essencialmente a força manual.

Produção em série
: Produção em grande quantidade de um produto, sempre com as mesmas características.

Divisão do trabalho
: Este sistema de trabalho desenvolve-se nas fábricas com o estabelecimento de linhas de produção. Nestas, cada operário é responsável por uma ou mais etapas do processo produtivo.

Hulha
: carvão fóssil (carvão de pedra). A destilação deste mineral produz o coque, um combustível sólido de alto rendimento.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: