prof pedro em Fronteira

web site de apoio às turmas da escola básica integrada Frei Manuel Cardoso

conceitos | sétimo ano

Império
: trata-se de um vasto conjunto de territórios, incluindo regiões e povos muito diferentes entre si, que são controlados/governados por uma única autoridade política, um único povo.

Município
: nome dado a certas cidades romanas que tinham o direito de se organizar à semelhança de Roma. Contava para a sua administração de um senado, comícios e magistrados, pontualmente supervisionados por um praefectus (funcionário do Império).
Ao município romano era permitido aplicar as suas próprias leis, caso decidissem não utilizar as que geriam o mundo romano, tendo os seus habitantes direito de servir nas legiões, de casar com cidadãos romanos e de comerciar com os residentes em Roma.

Pax Romana
: expressão em latim que designa a situação de paz que o império conheceu nos dois primeiros séculos depois de Cristo. Com efeito, nessa altura a unidade do império foi mantida devido à presença do exército romano por todo o império.

Romanização
: influência exercida pela civilização romana sobre as populações do Império. Progressivamente, os diferentes povos absorveram a língua, a religião, a cultura e os costumes dos Romanos. Séculos depois da conquista, poucas diferenças se notavam entre os habitantes de Roma, ou da Itália e os de outra qualquer província do Império Romano.

Economia comercial, monetária e esclavagista
: no Império Romano a principal actividade económica era a actividade mercantil, baseada nas trocas efectuadas usando a moeda. Recebendo, por isso, o nome de monetária. A pujança económica do Império está relacionada também com a utilização de escravos. Uma vez que o seu trabalho não era pago, os cidadãos romanos podiam assim obter maior rendimentos.

Direito
: a palavra direito deriva etimologicamente de ius rectum, que significa “aquilo que é justo”, o Direito visa a prossecução daquilo que é justo.
Assim, os Romanos elaboraram regras claras de convivência entre si com o objectivo de ser possível a realização do seu interesse próprio e a convivência com os outros. A fixação destas normas de conduta jurídicas ordenam a convivência humana segundo o que é justo, ou seja, segundo a Justiça.

República
: sistema político em que os cidadãos exercem o poder por intermédio de representantes eleitos por si e em que não existem cargos hereditários. A palavra vem do latim “res publica”, que significa ” coisa pública”, isto é, os assuntos respeitantes a toda a colectividade.

Urbanismo
: trata-se do cuidado na organização do espaço urbano e das suas infra-estruturas, como as ruas, o sistema de abastecimento de água ou de esgotos, de forma a que tudo tenha um carácter utilitário. Os Romanos preocuparam-se em construir cidades por todo o império à semelhança de Roma, com os seus fóruns, teatros, circos, anfiteatros e termas. Também  se preocuparam em construir robustos (fortes) e duradouros equipamentos para servir as cidades, como as estradas, as pontes, os aquedutos, etc.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: