prof pedro em Fronteira

web site de apoio às turmas da escola básica integrada Frei Manuel Cardoso

conceitos | oitavo ano

Antigo Regime
: período histórico, entre os século XVI e XVIII, que se caracterizou, na política, pelo absolutismo régio, na economia, pelo mercantilismo e, na sociedade, pela divisão em ordens. Este nome foi dado pelos historiadores, após as revoluções liberais de finais do século XVIII, para designar o período que vigorava antes dessas revoluções.

Mercantilismo
: doutrina económica que vigorou em alguns países da Europa  nos séculos XVII e XVIII, segunda a qual o objectivo económico de um Estado era enriquecer acumulando a maior quantia possível de metais preciosos. Para o conseguir, os governantes favoreciam a produção nacional e a exportação e limitavam as importações.

Manufactura
: grande oficina onde se concentrava um número elevado de artesãos. Apesar de utilizarem novas técnicas e dividirem o trabalho entre si, o modo de produção continua a ser principalmente manual.

Balança Comercial
: relação entre as importações e as exportações de um país. A balança comercial é favorável se o valor das exportações (produtos vendidos a outros países) for superior ao das importações (produtos comprados a outros países) e é desfavorável quando acontece o contrário.

Proteccionismo
: medidas económicas (fiscais – relativas aos impostos, alfandegárias – relativas às taxas de portagem entre países) adoptadas por um Estado com o objectivo de diminuir ou impedir as importações e aumentar as exportações. Essas medidas protegem a produção nacional em relação à concorrência dos produtos estrangeiros.

Pragmática (Lei)
: leis proteccionistas que regulavam as importações e o consumo de determinados produtos ou matérias-primas.

Sociedade de Ordens
: sociedade hierarquizada em ordens ou estratos sociais, com base no nascimento e no desempenho de cargos ou funções. As três ordens sociais em o Clero, a Nobreza e o Povo ou Terceiro Estado.

Absolutismo
: regime político que vigorou em quase toda a Europa entre os séculos XVI e XVII (Antigo Regime). Neste regime considera-se que o poder régio tem origem divina, o rei deve centralizar em si todos os poderes (legislativo, executivo e judicial) e exerce-los sem limitação ou controlo de qualquer órgão ou poder.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: