prof pedro em Fronteira

web site de apoio às turmas da escola básica integrada Frei Manuel Cardoso

conceitos | nono ano

Superprodução
:
diz-se quando as empresas produzem muito mais do que é necessário. Assim existe demasiada oferta para a procura existente (muita oferta e pouca procura). Esta situação provoca a diminuição dos preços, o que por sua vez origina menores lucros às empresas que se vê obrigadas a despedir os seus empregados. O desemprego provocado, por seu lado, vai provocar ainda menor procura, uma vez que as pessoas terão menos recursos disponíveis para comprar mais produtos. Fica, então, instalada uma crise económica.

“Stock”
:
trata-se do conjunto de produtos que estão armazenados e que se destinam a venda. Quando existe uma fase de superprodução, os “stocks” acumulam-se porque não têm comprador. A única solução poderá ser baixar muito os preços para poder escoar esses produtos.

Acção
:
é uma unidade de títulos emitidos por empresas de capital aberto. Representam a menor parte do capital destas empresas, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais. São negociados na bolsa de valores. O investidor torna-se portanto, sócio da empresa da qual adquiriu acções, e os poderes a ele atribuídos, são limitados pelo tipo de acção que comprou e também pela quantidade de acções que possui.

Bolsa de Valores
: Uma bolsa de valores é uma organização financeira onde se negociam fundamentalmente acções, dependendo das condições económicas do mercado financeiro. A Companhia Holandesa das Índias Orientais instituiu e comercializou as primeiras acções a serem colocadas num estabelecimento financeiro, criando a primeira bolsa de valores, localizada em Amesterdão, em 1602.

“Crash”
:
Nas bolsas, um crash é uma descida profunda e inesperada do valor das acções que gera imenso impacto na economia nacional e/ou mundial.

Deflação
:
A deflação é a redução dos preços de um país. Caracteriza-se pela baixa nos preços de alguns produtos no mercado de forma não generalizada, e não contínua. Pode ser gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços, ou pela maior oferta e menor procura. Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preços num processo inflacionário. Quando a inflação cai do patamar de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode dizer-se que houve desinflação. Deflação é quando os preços médios recuam, ou seja, a taxa torna-se negativa. As empresas reduzem preços como única alternativa de venda e podem ir à falência devido às perdas que têm vendendo abaixo do custo.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: