prof pedro em Fronteira

web site de apoio às turmas da escola básica integrada Frei Manuel Cardoso

conceitos | oitavo ano

Renascimento
: período de renovação cultural, intelectual e artístico, que surgiu na Itália, no século XV e que exprime uma nova mentalidade, em voga na Europa dos séculos XV e XVI. Caracterizou-se pela valorização das capacidades do ser humano (antropocentrismo) e pelo regresso (“renascer”) aos valores estéticos (artísticos), literários e culturais da Antiguidade Clássica (Gregos e Romanos).

Humanismo
: tendência intelectual e estética (artística) do Renascimento que valoriza o Homem enquanto ser terreno e acreditava nas suas capacidades (razão).

Teocentrismo
: (do grego Theos = Deus + centro), Deus como centro do estudo e do pensamento do Homem.

Antropocentrismo
: (do grego Anthropos = Homem + centro), o Homem como centro do estudo e do pensamento humano.

Mecenato
: atitude de protecção dada aos artistas e sábios por parte de pessoas abastadas com vista à promoção da actividade cultural e artística.

Espírito Crítico
: princípio segundo o qual não se devem aceitar ideias, factos, conceitos ou teorias, sem compreender os seus fundamentos e reflectir sobre o seu valor.

Heliocentrismo
: teoria defendida por Copérnico que explica a organização do Sistema Solar, segundo a qual o Sol é uma estrela fixa e os planetas, incluindo a Terra, giram à sua volta.

Classicismo
: tendência dos humanistas que, nos séculos XV e XVI, defenderam o reavivar dos modelos e formas de representar o Homem já concebidos na Antiguidade Clássica. Esta propensão dos humanistas iria estender-se a todas as áreas culturais.

Naturalismo
: doutrina e atitude estética que privilegia a observação directa da Natureza, com vista a servir-se dela como modelo para a arte e para a literatura.

Individualismo
: comportamento de um indivíduo que atribui a si mesmo qualidades e competências que lhe permitem atingir uma realização pessoal.

Perspectiva
: técnica que permite reproduzir, numa superfície com duas dimensões, a ilusão de uma terceira dimensão – a profundidade – utilizando diferentes dimensões de acordo com a distância e o ângulo de visão do espectador.

Manuelino
: estilo artístico que se desenvolveu no reinado de D. Manuel I, baseado na estrutura gótica, mas com uma decoração naturalista e alusiva às viagens marítimas da Expansão Portuguesa.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: