prof pedro em Fronteira

web site de apoio às turmas da escola básica integrada Frei Manuel Cardoso

conceitos nono ano

Novo Colonialismo
: chamou-se à busca determinada dos países europeus por novos territórios coloniais e áreas de influência (política, económica e cultural) que ocorreu no final do século XIX.

Imperialismo
: domínio exercido (por via pacífica ou através de ocupação militar) por um país (metrópole) sobre outros territórios (colónias), com o objectivo de aumentar a sua influência económica e política ou mesmo ideológica e cultural.

Ocupação efectiva
:
princípio estabelecido pelos principais países europeus na Conferência de Berlim, segundo o qual os territórios africanos deviam pertencer aos países que tivessem a capacidade e os meus para efectivamente os ocupar. O princípio, defendido por Portugal, de direito histórico (de descoberta) foi desvalorizado.

Expedições
:
jornadas de exploração do interior do continente africano, até aí mal conhecido pelos europeus. Estas viagens de exploração tinham como a finalidade o alargamento do conhecimento geográfico e científico, mas permitiram realizar projectos de ocupação desses territórios (como o projecto do mapa cor-de-rosa), transformando-os em territórios coloniais.

Nacionalismo
:
princípio político de defende a Nação como um dos valores mais importante, afirmando a história nacional, a língua e cultura, a raça, etc. Por vezes, lembrando a grandeza do estado e do seu passado histórico e defendendo uma atitude de alargamento dos seus territórios, através da guerra.

Paz armada
:
chamou-se ao clima em que vivia a Europa antes da I Guerra Mundial, uma vez que todos os países mais importantes investiram em armamentos militares e se organizaram em alianças militares. Ficou claro que, caso acontecesse algum incidente entre dois estados (como veio a acontecer), os países atingidos fariam com que os seus aliados entrassem em guerra, por causa da rivalidade económica e dos nacionalismos.

Guerra de trincheiras
:
nome pelo qual ficou conhecida a segunda fase da I Guerra Mundial, em que, com a chegada do Inverno, os exércitos foram obrigados a estabelecer a sua posição no terreno, construindo e combatendo a partir de trincheiras. Assim, as frentes de batalha foram fixadas durante algum tempo.

Fordismo
:
forma de organização dos métodos de produção desenvolvida nas fábricas de automóveis de Henry Ford, baseada na aplicação do taylorismo e da estandardização.

Taylorismo
:
sistema de exploração industrial que defende a especialização da trabalho dos operários para rentabilizar ao máximo a produção com o mínimo de tempo e de esforço, desempenhando cada operário apenas uma pequena tarefa, permitindo o trabalho em cadeia.

Estandardização
:
método de fabrico que tem por objectivo facilitar a produção em massa, fazendo os objectos todos iguais, segundo um único modelo.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: