prof pedro em Fronteira

web site de apoio às turmas da escola básica integrada Frei Manuel Cardoso

conceitos nono ano

Novo Colonialismo
: chamou-se à busca determinada dos países europeus por novos territórios coloniais e áreas de influência (política, económica e cultural) que ocorreu no final do século XIX.

Imperialismo
: domínio exercido (por via pacífica ou através de ocupação militar) por um país (metrópole) sobre outros territórios (colónias), com o objectivo de aumentar a sua influência económica e política ou mesmo ideológica e cultural.

Ocupação efectiva
:
princípio estabelecido pelos principais países europeus na Conferência de Berlim, segundo o qual os territórios africanos deviam pertencer aos países que tivessem a capacidade e os meus para efectivamente os ocupar. O princípio, defendido por Portugal, de direito histórico (de descoberta) foi desvalorizado.

Expedições
:
jornadas de exploração do interior do continente africano, até aí mal conhecido pelos europeus. Estas viagens de exploração tinham como a finalidade o alargamento do conhecimento geográfico e científico, mas permitiram realizar projectos de ocupação desses territórios (como o projecto do mapa cor-de-rosa), transformando-os em territórios coloniais.

Nacionalismo
:
princípio político de defende a Nação como um dos valores mais importante, afirmando a história nacional, a língua e cultura, a raça, etc. Por vezes, lembrando a grandeza do estado e do seu passado histórico e defendendo uma atitude de alargamento dos seus territórios, através da guerra.

Paz armada
:
chamou-se ao clima em que vivia a Europa antes da I Guerra Mundial, uma vez que todos os países mais importantes investiram em armamentos militares e se organizaram em alianças militares. Ficou claro que, caso acontecesse algum incidente entre dois estados (como veio a acontecer), os países atingidos fariam com que os seus aliados entrassem em guerra, por causa da rivalidade económica e dos nacionalismos.

Guerra de trincheiras
:
nome pelo qual ficou conhecida a segunda fase da I Guerra Mundial, em que, com a chegada do Inverno, os exércitos foram obrigados a estabelecer a sua posição no terreno, construindo e combatendo a partir de trincheiras. Assim, as frentes de batalha foram fixadas durante algum tempo.

Fordismo
:
forma de organização dos métodos de produção desenvolvida nas fábricas de automóveis de Henry Ford, baseada na aplicação do taylorismo e da estandardização.

Taylorismo
:
sistema de exploração industrial que defende a especialização da trabalho dos operários para rentabilizar ao máximo a produção com o mínimo de tempo e de esforço, desempenhando cada operário apenas uma pequena tarefa, permitindo o trabalho em cadeia.

Estandardização
:
método de fabrico que tem por objectivo facilitar a produção em massa, fazendo os objectos todos iguais, segundo um único modelo.

Advertisements

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: